Breve
histórico:
De 1914 a 1927,
seguiu como concessão e operação dos Ingleses, sendo que em 1927 esse ramal
ferroviário, iria se integrar a partir da cidade de São Vicente com o novo acesso
ao Porto de Santos, vindo do interior paulista, de Sorocaba, passando por Mairinque, Embu Guaçu, e chegando a São
Vicente na Estação do Samaritá, e desta seguindo ao Porto de Santos, razão a
qual a ferrovia de Santos a Juquiá foi então adquirida pela Estrada de Ferro
Sorocabana, que inaugurava a Linha de Marinque a Santos, pondo fim ao monopólio
de acesso ferroviário ao Porto de Santos que até então era exclusividade de São
Paulo Railway (Estrada de Ferro Santos a Jundiaí)(1867-1946), sendo esse feito
um incentivo nacionalista do então presidente Getúlio Vargas, que em 1938
também irá inaugurar a nova Estação de Santos, da Sorocabana.
As áreas de
oficinas, manutenção e administração ocupavam todo o quarteirão entre as
avenidas Ana Costa e General Francisco Glicério e rua Pedro Américo. Além dessa
área também foi estabelecido na Vila Samaritá em São Vicente, um Posto de
Revisão de Vagões (PRV).
Em 1981, a
FEPASA estende o ramal até a cidade de Cajati, passando então por mais dois
municípios Jacupiranga e Registro, sendo que neste trecho só atendia a trens de
carga, em especial minérios, cimento e fertilizantes, o serviço de trens de
passageiros segue tendo seu terminal em Juquiá.
Ao longo da administração da FEPASA, os trens de passageiros sofrem períodos de descontinuidades, com interrupções nos serviços, e retorno, e com reduções de horários e trens, sendo o último a ser desativado em 1997. Sendo que a Estação de Santos e o trecho até o Samaritá (São Vicente) ainda ficou ativo até 1999 para o Trem Intra Metropolitano (TIM) e até 2001 com alguns exporadicos cargueiros, que vez ou outra utilizavam com trens menores a linha para chegar ao Estuário em Santos.
Atualmente a
linha no trecho entre a ponte dos Barreiros e o Samaritá, e de Samaritá até
Cajati, se encontram abandonados e fora de operação, mesmo fazendo parte da
concessão ferroviária dada pelo governo federal.
Em 2014, parte
do antigo leito ferroviário no trecho de Estuário (Porto) em Santos até o
Barreiros em São Vicente, passará por remodelação para a implantação de um
sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que atualmente já opera entre os
terminais Porto (Santos) e Barreiros (São Vicente).
Prof. André Galdino
Pesquisador em Memória e Tecnologia Ferroviária
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